Com apoio da Prefeitura, Artur Nogueira sedia Festival de Hip Hop
Evento gratuito terá início a partir das 19h deste sábado (7), na Réplica da Estação
Artur Nogueira sediará, no próximo sábado (07), um Festival de Hip Hop organizado pelo Coletivo PerifArte. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo, o evento terá início às 19h, na Réplica da Estação. A entrada para o festival é gratuita e aberta à toda população.
Os artistas apresentarão batalhas de rap, breaking dance e shows de Rap. O evento ainda reunirá participações de Djs e contará com sorteios. O Festival busca estimular a criação e produção cultural de rappers solos e grupos de rap locais, fomentando a modalidade e divulgando os trabalhos dos artistas da cidade.
O secretário Renato Carlini destacou a importância de oferecer espaço para a diversidade e para os artistas locais se apresentarem. “Temos um grande papel na preservação e difusão cultural, e este festival ajuda a cumprir esta tarefa, estimulando novos artistas a continuarem na modalidade e se aperfeiçoarem”, salientou.
O festival faz parte da contrapartida dos artistas que foram beneficiados com recursos da Lei Aldir Blanc, a qual foi sancionada pelo Governo Federal em virtude do estado de calamidade pública proveniente da pandemia de Covid-19. A legislação ampara o setor artístico e cultural com recursos e repasses de valores da União.
SOBRE O PERIFARTE
Quando um grupo de amigos se reúne em torno de uma paixão, já podemos supor que vem coisa boa. Mas quando essa reunião ainda é pautada pela propagação de inspiração para os jovens, aí sim fica sensacional.
Foi o que aconteceu quando Tio Vi (Vinicius dos Anjos), Tom (Everton Souza da Silva) e KS (Carlos César Assis Santos), todos jovens da cidade de Artur Nogueira, tiveram a ideia de juntar um amor em comum – o hip hop – e levar um pouco desta cultura a outros jovens da região. Surgiu assim, há cinco anos, o coletivo PerifArte, com o objetivo de disseminar a cultura hip hop através de eventos e exposições, envolvendo os jovens da periferia e levando entretenimento, lazer e arte até eles.
O hip hop é um movimento cultural surgido nos EUA na década de 1970, resultado dos confrontos e trocas culturais entre negros norte-americanos, jamaicanos e porto-riquenhos. Essa organização espontânea de uma conversa intercultural de jovens marginalizados logo demonstrou ser capaz de articular diferentes expressões culturais desta juventude, como o rap, o grafite e o break. O movimento chegou ao Brasil na década de 1980.
Em Artur Nogueira, o coletivo PerifArte já realizou uma série de atividades ao longo de sua existência, com uma pausa inevitável durante a pandemia. Agora, com a retomada dos eventos presenciais, o desejo dos três amigos é amplificar a atuação do coletivo.
A proposta dos eventos realizados pelo PerifArte tem a mesma pegada intercultural do hip hop, mesclando diversas nuances da arte urbana como a dança (break), a arte gráfica (grafite), performance (DJs) e música (rap). Através destas manifestações culturais, oferecidas gratuitamente em vários locais da cidade, o coletivo busca levar entretenimento de qualidade aos jovens, ao mesmo tempo em que procura fortalecer uma cultura e, com ela, empoderar e criar novas perspectivas.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira